Veja 5 razões para tornar-se um freelancer depois dos 60

Compartilhar:

Publicado em: 03/11/2018 00:43

Veja 5 razões para tornar-se um freelancer depois dos 60

Após os 60 anos é muito comum as pessoas se questionarem se estão muito velhas para tornarem-se um freelancer. Além de nunca ser tarde para aprender algo novo, experiência de vida contribui muito para o sucesso no trabalho e é uma grande vantagem competitiva.

Mas se ainda restar dúvida quanto a viabilidade de ser um freelancer, confira as razões abaixo e reveja suas possibilidades de se oferecer como um profissional pela web.

1 – experiência

As pessoas acima de 60 anos têm muita experiência no trabalho que pode ser aplicada em vários setores. As empresas procuram especialistas e você pode ser um ótimo candidato. Por ter presenciado mudanças no mercado nos últimos 40 anos, você tem opiniões e vivência para compartilhar com os mais jovem.

Para começar a trabalhar como freelancer, você deve ter clareza sobre suas competências e saber explicar como sua experiência profissional ajudará as empresas a crescer. Se acha que precisa se atualizar em algum ponto, não hesite em utilizar fontes online – gratuitas ou não. Há uma grande quantidade de artigos úteis, vídeos explicativos e podcasts inspiradores.

2 – habilidades de comunicação

Os acima de 60 anos têm vasta experiência em comunicação com diferentes tipos de pessoas. Você sabe como falar com seu chefe e com seu colega, como se comportar com idosos e jovens. Você pode ajustar facilmente seu estilo de comunicação a qualquer situação para tornar o diálogo mais produtivo.

Não há dúvida de que essa habilidade ajuda a negociar com clientes em potencial. O freelancer precisa sentir-se confortável para comunicar-se com grande número de pessoas todos os dias.

3 – proteção contra os vigaristas

É preciso atenção: o trabalho no mundo digital não é totalmente seguro. Os usuários da web devem ter cuidado com o crescente número de golpistas. A experiência de vida de uma pessoa 60+ permite discrição em situações complicadas, com maiores possibilidade de descoberta de fraudes e de esquivar-se de problemas.

4 – flexibilidade de tempo

Ao freelancer não é cobrado o cumprimento rígido de horários dentro do escritório. Quem optar por este caminho poderá fazer escolhas mais adequadas ao estilo de vida. Se quiser passar mais tempo com filhos e netos ou ir a uma consulta médica, basta gerenciar o próprio tempo.

5 – variedade de projetos

Trabalhar num escritório é sinônimo de cumprimento das tarefas indicadas pelo chefe. Você não tem a liberdade de negar trabalhos, mesmo que o projeto pareça tedioso. Na verdade, essa é uma das razões pelas quais a maioria das pessoas odeia seus empregos.

Ao tornar-se um freelancer você terá a oportunidade de escolher os projetos mais atraentes e, também, poderá recusar uma oferta de um cliente em potencial sem medo de perder o emprego. Você terá a oportunidade de encontrar novos empregadores online com tarefas desafiadoras e interessantes.

Concluindo……

Você deve entender que mesmo tendo mais de 60 anos, isso não significa tornar-se um trabalhador inútil. Agora, com bastante experiência e muitas habilidades, encontrar um trabalho de freelancer depende do quanto você está disposto a querer realizar seus sonhos. Você só precisa acreditar em si mesmo e não ter medo de tentar.

O mundo digital está cheio de oportunidades de emprego e desafios para pessoas de qualquer idade. Não se classifique como “velho demais para ser um freelancer!”. Se você é apaixonado pelo que faz profissionalmente – e quer continuar a trabalhar – tenha consciência que não é sua idade que o impedirá de atingir seus objetivos.

Este artigo foi originalmente publicado na MaturiJobs

https://www.maturijobs.com/tendencias-e-futuro/veja-5-razes-para-tornar-se-um-freelancer-depois-dos-60/



IMPERATIVA COACHING