Depressão do trabalho

Compartilhar:

Publicado em: 24/01/2018 17:49

Depressão do trabalho

Como acabar com ela, antes que ela acabe com você.

A depressão é um dos maiores motivos da atualidade para afastamentos. Isto é alarmante! A depressão, anos atrás, era a doença do futuro. Do novo século. Pois eis que o futuro chegou:

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a depressão atingi cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking da prevalência de doenças em países em desenvolvimento.

Ainda segundo a OMS, a depressão já é a doença mais incapacitante, atingindo 7% da população mundial – cerca de 400 milhões de pessoas. “Incapacita os atingidos pela doença, coloca enorme peso em suas famílias e rouba da economia a energia e o talento das pessoas.” – Kofi Annan, ex-secretário geral das Nações Unidas, no seminário “The Global Crisis of Depression” – A Crise Global da Depressão.

Percebo que as pessoas não veem sentido em sua vida corporativa, e por isso se tornam incapazes de reagir. Particularmente atribuo isto ao fato de receberem e assimilarem tantas informações externas, estímulos de TENHA, COMPRE, SEJA, O SUCESSO É FÁCIL, SER RICO MAIS AINDA... levando seu estado mental àquele momento em que se acham incapazes por não terem aquilo que receberam o estímulo, e claro, “era tão fácil” ter, ser, sentir.

Realizar algo está atrelado ao fato de se ter um objetivo. Onde quero chegar? Por que isto é importante para mim? E para o mundo? Veja, aqui cabe uma nota: nem todas as pessoas tem como missão (intrínseca) ajudar o mundo. A maioria está entre conquistar algo para si e se “der ajudo algumas pessoas a minha volta”. Isto está errado? NÃO! Mesmo que seu desejo seja ajudar somente a você próprio, sem pensar nos que estão ao seu redor, sem pensar na sociedade como um todo, ainda assim você estará correto. Só se pode chegar a níveis mais altos quando se conquista o crescimento pessoal. Acredito que todo ser humano tenha sim por natureza a vontade de auxiliar os demais, mas isto não significa esquecer de si próprio. Pelo contrário, cuide de ti em primeiro lugar que os resultados acabam alcançando as pessoas a sua volta quer você queira ou não.

Existe uma escada que todos temos que subir e ela se chama Evolução. A cada degrau alcançado, seu intuito de repartir seus conhecimentos é automaticamente ativado. Quanto mais alto, mais pessoas queremos levar para cima. Isto é instintivo, então, sua preocupação não deve ser esta. Preocupe-se com você. Se você deixar de ajudar hoje alguém que precisa, não se desespere, pois, o universo dará um jeito desta pessoa receber o auxílio que necessita através das mãos de um outro ser humano. Calma, sua hora de fazer pelos outros também chegará, quando se sentir preparado, quando estiver forte e não sofrer influências de qualquer forma que seja. Então, concentre suas energias no que você quer para você. Não sabe? Comece a ler mais livros que elevem seu estado de pensamento, que te auxiliem na caminhada. Expanda seus horizontes, e por favor, não cometa o mesmo erro que eu e tantas outras pessoas: não leia sobre a depressão, não leia notícias de desastres, política, crises e qualquer “desgraceira” corriqueira ou não. Evite assuntos negativos o tempo todo, fuja das pessoas com a palavra morte na boca, porque vou te contar tem gente que adora contar que o fulano, amigo do ciclano, parente do tresounte, gente que você nunca ouviu falar, morreu e pior, desastrosamente. Dê um BASTA! É você quem comanda as informações que recebe e absorve, portanto seja educado e repita comigo: “me desculpe, mas não gostaria de falar sobre coisas ruins, vamos falar de coisas boas? Preciso que me ajude”. As pessoas adoram ajudar! É da natureza humana, já disse. Então, arregace as mangas e bora mudar seus padrões. Não ache que falo tudo isso somente através de pesquisas, leituras e atendimento a clientes. Eu falo disto com propriedade. Há 14 anos fui diagnosticada com depressão e desde então estabeleci uma luta constante comigo mesma, com meu cérebro. Apenas há 4 anos encontrei a chave para a minha liberdade: interromper estímulos externos e principalmente internos que fossem negativos, degradantes, desgastantes e limitantes.

Eu posso! Eu posso! Eu posso! Digo isto a mim mesma todos os dias, e através deste exercício e da real crença de que realmente eu posso, eu acabei podendo de verdade.

Você sabe quanto o espirito humano é poderoso? Não tem nada mais poderoso eu te digo, é a coisa mais difícil do universo matar um espírito humano. Este espírito de vitória, de seguir seus sonhos, de alcançar o sucesso! De ser livre! De ser quem você sabe que é, e pode ser! Mas, se você não controlar suas emoções, elas controlam você. E um dia, eventualmente, pode ser que este espírito esteja morto de verdade.

O que te detém hoje?

Insegurança, incerteza... acho que tudo se resume ao medo. “E o medo mata os sonhos. O medo mata a esperança. O medo coloca as pessoas nos hospitais. O medo te envelhece. Se você não se levantar e tentar, ninguém poderá fazer isto por você”. É a sua jornada, não a minha, nem do outro. E o medo? Bom, se alguém disser que não o sente, acredite, É MENTIRA. Agir não significa deixar de sentir medo. Significa tão pura e simplesmente agir mesmo com o medo existindo. Quando você age, você está impondo o poder do espírito humano acima do poder do medo. Ele acaba ficando cada dia menor e cada dia mais fraco, até não ser mais importante e você nem se lembrar mais dele. O sentirá sim várias vezes, mas terá a certeza que pode agir e conquistar mesmo com ele alí. É a vitória mais gostosa que tem!

“A única maneira de ser excelente no seu trabalho, é amando o que você faz!”

O amor vence todas as coisas, já deve ter ouvido esta frase. E ela é verdadeira. Amar o seu trabalho é primordial para sair da depressão ou não entrar nela, e ser feliz no trabalho pode ser mais fácil do que imagina.

Muitas pessoas me procuram hoje para definir uma carreira, mesmo que já estejam de certa forma encaminhadas. Outras, querem trocar de carreira por não se sentirem mais felizes como antes, e não sabem para onde ir. O caminho é um só: descobrir o que te traz prazer. A depressão no trabalho é a exteriorização de algo muito grave: a mente adoecendo, que adoece o corpo e o espírito, através do confronto entre o que sua mente está programa para fazer e o que você realmente está fazendo. A programação mental é sua, ela vem através do que você pensa, deseja, sonha. A responsabilidade por esta programação é sua também, e a única maneira de se resolver o empasse, é se organizar e descobrir o que VOCÊ QUER!

Então, o que você quer para a sua vida?

IMPERATIVA COACHING

TRANSFORMANDO VIDAS, GERANDO RESULTADOS

Outras noticias



IMPERATIVA COACHING